Com paixão é melhor...

Algumas pessoas tem o dom da escrita. Outras não...

Mentira! Todas as pessoas tem o dom da escrita. A diferença é que alguns desenvolvem essa habilidade, enquanto outros preferem permanecer aperfeiçoando outras habilidade com quem sentem mais afinidade.

O segredo é fazer, seja lá o que for, com paixão. Claro que no dia-a-dia, com aquela correria louca, nem sempre agente tem tempo de ficar apaixonado por algo para escrever... A maioria dos nossos textos será apenas, digamos, comum. Mas se você treinar a prática da ‘escrita com paixão’ pelo menos uma vez por mês, com o tempo, tudo que fizer será cada vez melhor e mais ‘apaixonado’...

Note a diferença. (O exemplo é intencionalmente besta, para mostrar como é simples...)

Alguém que escreve por obrigação ou mera ação de causa: "O pão com manteiga estava muito gostoso..."

Alguém que escreve com paixão: "Eu podia até sentir a manteiga derretendo no pão ainda estralando de quente, mal saído do forno, com um cheirinho que convidava até o vizinho para tocar a campainha..."

Viu. É mais ou menos isso, simples assim... E é assim com tudo. Um casal que dança com paixão (e não é necessariamente paixão pelo parceiro, mas pela dança em si!) certamente se destaca muito mais do que aquele que dança apenas para dizer que dança ou para ganhar uma competição (aí o que os move é o instinto competitivo, que não faz as maravilhas das quais a paixão é capaz), assim como um médico que cuida do paciente com paixão e muitas vezes dorme tentando descobrir a causa de um problema também se dá muito melhor do que aquele que prescreve o remédio para se ver livre do infeliz o quanto antes... É a mesma coisa com a escrita.

É quase como se fosse uma relação de amor e ódio, um casamento ou algo do tipo. Quando você escreve, você precisa se entregar, fazer aquilo como se fosse a coisa mais intensa do mundo. Não é preciso muito. Apenas tente se fechar em seu mundinho e focar seu pensamento naquilo que está escrevendo. Coloque lá suas opiniões, o que você pensa no sue mais profundo íntimo. As melhores mensagens vem do nosso subconsciente, e ele só consegue agir totalmente sobre nós quando abrimos a porta para que ele possa fluir.... Entregue-se sem medo! Afinal de contas, seu texto pode ser seu parceiro mais fiel e seu maior confidente, basta você acreditar no seu próprio potencial.

1 comentários:

felipe fonseca 10 de março de 2010 10:10  

concordo totalmente. mas confesso que há uma lista grande de escritores dos quais tenho inveja pela facilidade e brilhantismo com que escrevem...

Related Posts with Thumbnails
.
Aqui você encontra
Comunicação, música, cinema, arte, publicidade, literatura, entretenimento, mundo e outros devaneios...
.
.
A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
(Machado de Assis)
.
.